Ministério de Intercessão

18COORDENADORA: Rosana Aparecida Donizeti Calixto

Endereço: Rua Heitor Foresti, 284 – Jardim Ribeiro

Varginha – MG/37068-130

Contatos

E-mail: intercessaorcccampanha@gmail.com

Tel.: (35) 9 9175 – 8990

 

O Ministério e sua finalidade 

A Intercessão é uma oração de pedido que nos conforma perfeitamente com a vontade de Jesus.Ele é o único intercessor junto ao Pai em favor de todos os homens ,dos pecadores sobretudo.”Ele é capaz de salvar de modo definitivo aqueles que por meio dEle se aproximam de Deus ,visto que Ele vive para sempre para interceder por eles” (Hb 7,25).O próprio Espírito Santo “intercede por nós … pois é segundo Deus que Ele intercede pelos santos ” (Rm 8,26 -27).Por isso quando intercedemos no Espírito que ora em nós atigimos a meta da intercessão que nos conforma perfeitamente com a oração de Jesus que perscruta os corações e que intercede pelos santos ,segundo Deus. (Rm8,26 -27).

O QUE É INTERCEDER?

Interceder é colocar-se no lugar de alguém ; é se interpor ; é mediar-se ; é atuar no lugar de outro; significa representar alguém clamando por ele junto  de Deus em fervorosa oração ,em prol de alguém ou de alguma causa . Intercessão é um combate travado contra o inimigo para resgatar almas para Jesus ; é trazer à luz filhos espirituais. Portanto, interceder é estar entre Deus  e os homens por uma causa e isso significa abrir guerra frontal contra satanás .

Há na Blíblia registros de intercessão maravilhosas ,como, por exemplo, a de Abrão quando o Senhor estava para destruir as cidades de Sodoma e Gomorra (Gen 18, 22-33); Moisés clamou e  Deus mudou os seus desígnos para com o povo ,retirando o mal que disssera havia de fazer ( Ex 32,11 – 14); no dia seguinte, novamente Moisés intercedeu com profundidade de alma : ” Agora pois perdoa-lhes o pecado; uo ,se não risca-me ,peço-te ,do livro que escreveste”.(Ex 32,30 – 35).

Todos nós que sentimos chamados a este ministério temos que ter consciência que o objetivo da intercessão é SALVAR ALMAS .

   É assim que precisamos ver a intercessão que exercemos na RCC .Ver que a intercessão precisa ser exercida como um combate espiritual onde cada intercessor(a) é um valente combatente em favor da salvação das almas .E, de forma especial, a intercessão nos Grupo de Oração e nos eventos promovidos pela RCC deve ser exercida com toda a valentia, a fim de que o nosso esforço associado à graça de Deus resultem em muitas conversões.

FORMAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA EQUIPE DE INTERCESSÃO

A equipe de intercessão é formada pelo discernimento do Núcleo do Grupo de Oração, assim como as demais equipe de apoio do grupo.

Os servos do núcleo do grupo selecionam alguns nomes (são aceitas sugestões dada pelos outros servos do próprio grupo ),e em sua oração pessoal ouvem o Senhor e confirmam na Palavra de Deus . Num segundo momento partilham na reunião do núcleo o que o Senhor lhes falou .Os nomes que forem discernidos e confirmados pelos membros do núcleo ,serão chamados para a equipe de intercessão .Os nomes que não foram unanimemente confirmados deverão sendo discernidos até um maior esclarecimento espiritual . Deve-se tomar o cuidado para evitar que sejam chamados servos para o Ministério de Intercessão sem o devido discernimento.

 Há critérios para se servos escolher para este ministério

  • Ser madura na fé ,buscando uma vida de oração pessoal diária
  • Ter vida sacramental (confissão e eucaristia )
  • Ser sigilosa e discreta
  • Ser assídua ao grupo de oração
  • Ser obediente e submissa à coordenação do grupo de oração
  • Ser sincera e humilde
  • Assumir o compromisso de reunir-se semanalmente para a intercessão
  • Estar frequentando ou ter concluído a formação do módulo básico
  • Ter concluída a formação do ministério  

EQUIPE DE INTERCESSÃO E EQUIPE DE CURA

A equipe de Intercessão não tem a finalidade de atender pessoas e orar por cura e libertação individualmente . Essa função cabe ao Ministério de Cura e Libertação .À Intercessão cabe orar pela Igreja ,pela Renovação Carismática Católica na Igreja e suas Lideranças nos diversos níveis ,pelas autoridades civis e pelas realidades s dificuldades das pessoas do Grupo de Oração (1º Tm 2,1-2). Além disso, o Ministério de Intercessão deve prioritariamente interceder semanalmente por todos os serviços na Reunião de Oração (acolhida ,música, pregação,oração,etc).

Durante a reunião da equipe de intercessão não se ora por ninguém de fora ,a reunião do ministério é fechada ,não devendo participar dela quem não seja da equipe . As coordenações da RCC e do Ministério de Intercessão em suas diversas instâncias podem participar nas reuniões da equipe de intercessão sempre que desejarem.

DESENVOLVIMENTO DA REUNIÃO DA INTERCESSÃO

Os membros do grupo de intercessão devem preparar-se através da vivência cotidiana das práticas espirituais (Adoração,Jejum,Oração Pessoal,Santo Rosário ,Confissão e participação na Celebração Eucarística ) para melhor participar da reunião.

O local pode ser numa capela ,na casa deum intercessor ou numa sala da paróquia .Não há exigência que seja diante do sacrário . O critério de discernimento deve ser a privacidade e a liberdade no Espírito Santo que os intercessores terão no lugar esclhido.

INTERCESSÃO EM EVENTOS

As atividades da RCC são sempre apoiadas pelo trabalho dos intercessores .Esses poderão ser escolhidos pelos líderes diocesanos e locais ,entre as equipes de intercessão dos grupos de orações locais .Os intercessores chamados se aceitarem a missão deverão começar a orar pelo evento desde que tomarem conhecimento dele .

Os organizadores devem oferecer um local , sala ou capela ,onde o Santíssimo Sacramento fique exposto ,com a licença da autoridade eclesiástica da diocese , pra a intercessão .Importante lembrar que uma vez que o Santíssimo estiver exposto .não se pode deixa-lo sozinho.

A sala de intercessão deve ser em um local onde os participantes do evento não possam  ter fácil acesso ,por isso não é recomendado indicar através de faixas .cartazes ou outros meios o local onde está a intercessão.

A equipe de intercessão deverá ser composta de, no mínimo seis(6) e no máximo doze(12) intercessores ,que deverão interceder durante todo os dias do evento sem revezamento . Para os intervalos de almoço ,lanche e descanso ,o revezamento deverá ser entre a própria equipe ,porém deve-se cuidar para que permaneçam no mínimo quatro intercessores na sala de intercessão durante o revezamento que não deve ser muito prolongado.

Quando o evento acontecer em mais de dois dias , como por exemplo ,os eventos durante os dias de carnaval ,poderão ser escaladas duas equipes para que haja revezamento.

É importante que os intercessores sejam escolhidos entre os que têm mais experiências no ministério . A intercessão estará orando pelos pregadores ,pelos músicos e por todas as situações pedidas pela coordenação .

Os intercessores devem passar sempre para a coordenação as moções que o Senhor for dando durante o evento.

A intercessão da equipe somente cessará durante a celebração da Santa Missa ou durante a Adoração do Santíssimo Sacramento no evento ou quando o evento encerrar.

COORDENAÇÃO DO MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO

Coordenador Nacional – Luiz Cesar Martins – Curitiba /PR

Coordenadora Estadual –Ana Maria Grilo – Passos /MG

Coordenadora Diocesana – Rosana Aparecida Donizeti Calisto – Varginha/MG

COORDENADORES REGIONAIS DO MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO

Regional Bom Pastor – Silvio Henrique Alves – Heliodora

Regional Emanuel – Mariana Apa.dos santos silva – Campo do Meio

Regional João Paulo||- Lucimara da Silva- Carmo de Minas

Regional Madre Tereza Margarida – Fátima Goularte – Três Pontas

Regional Fogo do Espírito – Simei Mendes Nogueira – Aiuruoca

Regional Espírito Santo – Ana Paula Quitete  – Varginha

Regional Nhá Chica – Ana Beatriz Pereira de Souza Caetano – São Lourenço

Regional Deus Conosco – Eliana Oliveira – Cambuquira

Regional Nossa Senhora do Carmo – Cassia  Rodrigues  – Olímpio Noronha

Regional Água Viva – Joseane Lopes – Passa Quatro

 

RCC – DIOCESE DA CAMPANHA-MG