EPA – A importância da Escola Paulo Apóstolo – Perseverança e crescimento, educar-se na Fé!

A ESCOLA PAULO APÓSTOLO surgiu com a Ofensiva Nacional para suprir a falta de uma formação organizada na RCC, sendo ministrada pela então Secretaria Paulo Apóstolo. Após a mudança do nome Secretaria para Ministério a Escola Paulo Apóstolo passou a chamar-se ESCOLA PERMANENTE DE FORMAÇÃO que hoje está sob a responsabilidade do MINISTÉRIO DE FORMAÇÃO.

A Escola Permanente de Formação não é um local e sim um ambiente onde se vive como corpo de Cristo (cf. Ef 4,10-13), não é como a escola civil onde se têm provas de caráter reprovativo ou aprovativo no final do ano. Ela é antes, e acima de tudo, uma Escola Carismática, onde é difundida a Cultura de Pentecostes. Nesses encontros deve haver oração, o Batismo no Espírito Santo, cura e libertação de acordo com a moção do Espírito.

A fé transmitida pelo Querigma precisa ser perenizada e a Escola de Formação garantirá a perseverança e o crescimento nesse processo de educação na fé.

A Escola Permanente de Formação é de responsabilidade do Núcleo Arquidiocesano de Formação que promove o Módulo Formação de Formadores para aqueles que se sentem chamados ao Ministério de Formação.

Esses servos compõem a Equipe Arquidiocesana de Formadores que se reúnem semanalmente para oração, estudo e planejamento, além de realizarem encontros e retiros alinhamento com as orientações Nacionais.

A Escola Permanente de Formação começa em nível Arquidiocesano ou de Decanato/Cidade, de acordo com a disposição de recursos humanos, ambientais e didáticos, mas a tendência é que ela aconteça em nível de Grupo de Oração na medida em que o Ministério de Formação for implantado em cada grupo, em comunhão com o Ministério de Formação Arquidiocesano.

A Escola Permanente de Formação é responsável pela aplicação dos Módulos Específicos de cada ministério em parceria com os mesmos.

Chama-se ESCOLA PERMANENTE pelo fato de ser uma formação contínua, isto é, turmas vão chegando, turmas vão passando semelhantes às escolas civis tradicionais. O mundo em que vivemos exige de nós o testemunho de uma autêntica vida cristã carismática onde o aprendizado torna-se uma necessidade perene.

METODOLOGIA

Unção + Didática

1. Os ensinos são elaborados com oração e uso dos carismas e são aplicados de acordo com o tempo estipulado.

2. As turmas são organizadas com o melhor número de alunos que possibilite o acompanhamento e a aprendizagem.

3. A grade de ensinos é organizada contendo datas, horários, ensinos, formadores e locais.

4. Os formadores aplicam técnicas de ensino-aprendizagem utilizam recursos didáticos.

5. Os alunos são cadastrados e têm sua presença registrada e acompanhada.

O CONTEÚDO DA FORMAÇÃO

O conteúdo da formação está distribuído em módulos, compostos por apostilas diversas:

Módulo Básico

1. Identidade da RCC
2. Carismas
3. Grupo de Oração
4. Oração: Caminho de Santidade
5. Santidade
6. Liderança em Serviço na RCC
7. Igreja
8. Doutrina Social

Módulo Formação Humana

1. Encontro com Deus
2. Encontro comigo mesmo
3. Encontro com os outros

Módulo Formação de Formadores

1.Formação de Formadores I
2.Formação de Formadores II
3.Formação de Formadores III

Módulos Específicos

Os Ministérios possuem Módulos Específicos de formação.

Módulo Formação de Coordenadores

1. Formação de Coordenadores I
2. Formação de Coordenadores II
3. Formação de Coordenadores III
4. Administrai no Espírito
5. Apascentai no Espírito
6. Evangelizai no Espírito

A missão da Escola Permanente de Formação é viabilizar a formação através de um planejamento à luz do Espírito Santo, tendo como objetivo formar os membros da RCC e formar formadores. A formação deverá levar os membros da RCC a cada vez mais desejarem crescer na graça e no conhecimento

“(…) situa-se a necessidade de uma formação integral e permanente dos fiéis leigos. A formação dos fiéis leigos deverá figurar entre as prioridades, de modo que todos os esforços possam convergir para esse fim” (João Paulo II).

(Fonte: RCC Brasil)

Reprodução/Vídeo/Foto: Departamento de Comunicação RCC Diocese da Campanha (MCS)